O início da carreira

Marilyn começou a carreira em alguns pequenos filmes, mas a sua habilidade para a comédia, a sua sensualidade e a sua presença em eventos levaram-na a conquistar papéis em filmes de grande sucesso, tornando-a numa das mais populares estrelas de cinema da década de 1950. Tinha 1,67 metro de altura, 94 centímetros de busto, 61 cm de cintura e 89 cm de quadril. Apesar de sua beleza deslumbrante, suas curvas e lábios carnudos, Marilyn era mais do que um símbolo sexual da década de 50. Sua aparente vulnerabilidade e inocência, junto com sua inata sensualidade, a tornaram querida no mundo inteiro. Ao mesmo tempo que era uma menina frágil e inocente, era uma mulher dominante e irresistivelmente sedutora.
O primeiro papel de Marilyn no cinema foi uma participação não creditada em The Shocking Miss Pilgrim (br: ''Sua Alteza, a Secretária, 1947), de George Seaton. Contracenou rapidamente com Groucho Marx em Love Happy (br: Loucos de Amor, 1950), de David Miller. Nesse mesmo ano conseguiu um pequeno mas influente papel no suspense de John Huston, The Asphalt Jungle (br: O Segredo das Joias), e o papel de Claudia Caswell em All About Eve (br: A Malvada), estrelado por Bette Davis e dirigido por Joseph L. Mankiewicz, tendo recebido muitos elogios. A partir daí, participou de filmes como As Young As You Feel (br: Sempre Jovem, 1951), de Harmon Jones, Monkey Business (br: O Inventor da Mocidade, 1952), de Howard Hawks e Don't Bother to Knock (br: Almas Desesperadas, 1952), de Roy Baker. No entanto, foi sua performance em Niagara (br: Torrentes de Paixão, 1953), de Henry Hathaway, que a tornou estrela. Marilyn fez o papel de Rose Loomis, uma jovem e bela esposa que planeja matar seu velho e ciumento marido, personagem de Joseph Cotten.

Filmografia
Ano | Título | Título em português[2][3][4] | Papel | Diretor | Obs. |
---|---|---|---|---|---|
1947 | The Shocking Miss Pilgrim | Operadora telefônica | George Seaton | Não-creditada | |
1947 | Dangerous Years | br: Idade Perigosa | Evie | Arthur Pierson | |
1948 | Green Grass of Wyoming | Figurante na cena de dança | Louis King | Não-creditada | |
1948 | You Were Meant for Me | Figurante | Lloyd Bacon | Não-creditada | |
1948 | Scudda Hoo! Scudda Hay! | br: Torrentes de Ódio | Betty | Hugh Herbert | Não-creditada |
1948 | Ladies of the Chorus | br: Mentira Salvadora | Peggy Martin | Phil Karlson | |
1949 | Love Happy | br: Loucos de Amor | Cliente de Grunion | David Miller | |
1950 | A Ticket to Tomahawk | br: O Que Pode um Beijo | Clara | Richard Sale | Não-creditada |
1950 | Right Cross | br: Por um Amor | Dusky Ledoux | John Sturges | Não-creditada |
1950 | Home Town Story | br: Em Cada Lar, Um Romance | Iris Martin | Arthur Pierson | |
1950 | The Fireball | br: O Faísca | Polly | Tay Garnett | |
1950 | The Asphalt Jungle | br: O Segredo das Jóias | Angela Phinlay | John Huston | |
1950 | All About Eve | br: A Malvada | Srta. Claudia Caswell | Joseph L. Mankiewicz | |
1951 | As Young as You Feel | br: Sempre Jovem | Hariett | Harmen Jones | |
1951 | Love Nest | br: O Segredo das Viúvas | Roberta "Bobbie" Stevens | Joseph M. Newman | |
1951 | Let's Make It Legal | br: Joguei Minha Mulher | Joyce Mannering | Richard Sale | |
1952 | O. Henry's Full House | br: Páginas da Vida | Andarilha | Henry Koster | |
1952 | Monkey Business | br: O Inventor da Mocidade | Lois Laurel | Howard Hawks | |
1952 | Clash by Night | br: Só a Mulher Peca | Peggy | Fritz Lang | |
1952 | We're Not Married! | br: Travessuras de Casados | Anabel Norris | Edmund Goulding | |
1952 | Don't Bother to Knock | br: Almas Desesperadas | Nell Forbes | Roy Ward Baker | Primeiro papel de protagonista |
1953 | Niagara | br: Torrentes de Paixão | Rose Loomis | Henry Hathaway | |
1953 | Gentlemen Prefer Blondes | br/pt: Os Homens Preferem as Loiras | Lorelei Lee | Howard Hawks | Indicado para o Globo de Ouro de melhor atriz - longa-metragem musical ou comédia |
1953 | How to Marry a Millionaire | br: Como Agarrar um Milionário | Pola Debevoise | Jean Negulesco | |
1954 | River of No Return | br: O Rio das Almas Perdidas | Kay Weston | Otto Preminger | |
1954 | There's No Business Like Show Business | br: Mundo da Fantasia | Vicky | Walter Lang | |
1955 | The Seven Year Itch | br: O Pecado Mora ao Lado | A Garota | Billy Wilder | |
1956 | Bus Stop | br: Nunca Fui Santa | Chérie | Joshua Logan | |
1957 | The Prince and the Showgirl | br: O Príncipe Encantado | Elsie Marina | Laurence Olivier | |
1959 | Some Like It Hot | br/pt: Quanto Mais Quente Melhor | Sugar Kane Kowalczyk | Billy Wilder | |
1960 | Let's Make Love | br: Adorável Pecadora | Amanda Dell | George Cukor | |
1961 | The Misfits | br: Os Desajustados | Roslyn Taber | John Huston | |
1962 | Something's Got to Give | Ellen Wagstaff Arden | George Cukor | Interminado |
- Durante sua carreira, Marilyn atuou em 30 filmes e deixou por terminar Something's Got to Give. Seu nome representa ainda hoje mais que uma estrela de cinema e rainha do glamour, sendo para muitos um ícone, sinônimo de beleza e sensualidade.
Dados Fornecidos pela Wilkpédia.
EmoticonEmoticon